Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353
Você sabia que as maiorias dos nossos comportamentos são aprendidas? Sim, aprendemos praticamente todos os nossos comportamentos. A aprendizagem muitas vezes é confundida com conhecimento acadêmico, aquele que aprendemos na escola, mas aprendemos desde muito antes da escola. Já na barriga da mãe, os fetos podem aprendem muitos comportamentos, mas a maioria deles é aprendida após o nascimento. Aprendemos a falar, sentar, andar, correr, pegar, lançar, morder, lamber etc.
Os bebês nascem com vários comportamentos reflexos, que são os comportamentos não aprendidos, como o de sugar, engolir, fechar a palma da mão quando tocada, entre outros, esses comportamentos reflexos, vão gradualmente dando lugar para os comportamentos aprendidos, antes a criança fechava a mão, porque era colocado algum objeto na sua palma, por volta dos 3 meses, a criança passa a dominar esse comportamento reflexo e passa a ser
aprendido, quando ela olha para um objeto ela pode intencionalmente estender seus braços na direção do objeto e pegar, sendo esse um comportamento não mais reflexo.
Dessa forma, a estimulação é quando ensinamos a criança um comportamento que ela não exerce de forma reflexa, mas de forma aprendida. Uma criança só irá falar em português por exemplo, se ela for exposta à essa língua, caso contrário ela não falará português, ela não
recebe geneticamente o dom de falar em português, ela só falará se observar outros também conversarem nessa língua, portanto, falar uma dada língua é um comportamento aprendido e só é possível executá-lo se recebermos a estimulação para isso. É esperado, por exemplo, que uma criança aos seis meses possa se sentar sozinha, ou seja,
sentar sem apoio.
Entretanto, se a criança não receber a estimulação adequada do meio para poder se sentar sozinha, ela não fará isso, demorará mais do que as outras crianças que receberam a estimulação.
Crianças que não realizam um comportamento no período que se espera que ela faça, podem estar apresentando atraso em seu desenvolvimento, o que poderá trazer alguns prejuízos para a criança, inclusive para a fase escolar. Uma criança pode apresentar atraso no desenvolvimento devido a algum problema neuronal, por exemplo, que pode estar relacionado ao biológico que chamamos de maturação. E há atrasos no desenvolvimento, mesmo quando o biológico está adequado, mas por condições ambientais quanto à falta de estimulação, a criança poderá apresentar atrasos.
Por isso é muito importante que os pais possam ficar atentos ao desenvolvimento da criança, identificar se o filho está realizando os comportamentos esperados para a idade é importante, caso perceba que a maioria das crianças já realiza um dado comportamento e seu filho com
a mesma idade ainda não faz, pode ser um sinal que ele está apresentando atraso no desenvolvimento e é necessária uma avaliação de um profissional. A estimulação pode e deve ser realizada pelos próprios pais da criança.
Abaixo apresento um quadro com as idades das crianças e o que se espera que ela faça naquela idade. Veja a idade de seu filho e observe se ele faz os comportamentos esperados, e quais comportamentos são importantes que você possa já ir oferecendo estimulação a fim de
evitar atrasos.
| Desenvolvimento da Coordenação Motora Global | |
| Idade | Características |
| Recém Nascido | Capacidade de virar a cabeça de um lado para o outro deitado de costas |
| 1 Mês | Podem levantar o queixo acima do chão (deitado de bruços) |
| 2 -3 Meses | Levantam cada vez mais alto a cabeça quando de bruços (até 90 o ) Tentam controlar a cabeça ao ser levado da posição deitada à sentada Começam a bater em objetos ao alcance |
| 3 – 4 Meses | Começam a virar-se deliberadamente Conseguem manter a cabeça ereta |
| 4- 6 Meses | Conseguem pegar um objeto de tamanho moderado Conseguem sentar-se com apoio e manter firme a cabeça |
| 6-7 Meses | Alcançam e seguram objetos Sentam sem apoio Começam a rastejar Manipulam muitos objetos |
| 7-8 Meses | Quando sentados, inclinam para a frente e apoiam nas mãos para não caírem Conseguem ficar de pé com apoio Iniciam passos apoiados debaixo dos braços |
| 9 Meses | Conseguem chegar a posição de pé apoiado em um móvel Engatinham bem |
| 11-12 Meses | Conseguem ficar de pé sozinho Andam segurando nos móveis Caminham alguns passos dando a mão Imitam gestos de coreografia, quando ensinados |
| 12-15 Meses | Caminham sozinhos |
| 18 Meses | Caminham vários passos para o lado Caminham vários passos para trás |
| 20-24 Meses | Sobem degraus (um de cada vez) e, com ajuda, também descem Param em um pé só com ajuda Podem ficar na ponta dos pés sem apoio Correm, pulam e chutam com facilidade Imitam bem a coreografia Brincam de estátua |
| Desenvolvimento Motor Fino ou Visomotor | |
| RN | nascem com o reflexo da preensão |
| 2-3 meses | Imitam expressões faciais do cuidador (Ex: abrir a boca) |
| 3-4 meses | Pegam objetos de tamanho mediano próximos às mãos, os seguram (com toda a mão) e levam a boca |
| 4 meses | Olham e brincam com os dedos, segurando uma mão com a outra Puxam objetos que são balançados em sua frente Iniciam o passar objetos de uma mão para outra |
| 5-6 Meses | Fazem sons balançando objetos sonoros (ex: chocalho) Seguram um cubo, objeto cilíndrico ou esférico |
| 6 Meses | Agarram um cordão com preensão palmar Seguram facilmente os objetos que lhe dão |
| 7 Meses | Pegam objetos com o polegar oposto ao resto dos dedos Capaz de manipular objetos e conhecer diferentes tipos Pegam dois cubos, um em cada mão |
| 8 Meses | Visão de 6 metros, facilitando a coordenação visomotora Capacidade de abrir frascos e recipientes |
| 9 Meses | Respondem ao tchau com as mãos |
| 9-10 Meses | Pegam as coisas com mais facilidade. Capacidade de mover as mãos para frente e lateralmente, de lançar objetos intencionalmente Iniciam o rabiscar Pegam objetos pequenos com o indicador e polegar (movimento de pinça) Junta objetos na linha média Colocam objetos dentro de um recipiente |
| 11-12 Meses | Usam o dedo indicador para apontar Colocam objetos em espaços pequenos Batem palmas |
| 15 Meses | Constroem torre de 2 cubos Rabiscam espontaneamente |
| 18-19 Meses | Pegam o lápis e rabiscam Montam quebra-cabeça de 2 peças |
| 21 Meses | Podem escovar os dentes Constroem torres com 3 blocos |
| 22- 24 Meses | Capacidade de formar uma “pinça” com o indicador e o polegar, de empilhar objetos e de tirar pequenas peças de roupa. Plena capacidade de virar maçanetas, desenroscar tampas e efetuar outras manipulações equivalentes. Constroem torres com 5 blocos Viram páginas do livro (para procurar figura) |
| Idade (meses) | DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA CRIANÇA |
| RN | Capacidade de perceber a fala (manhês) e sons Choram |
| 2 | Prestam atenção aos sons e se acalmam com a voz da mãe Vocalizam em resposta ao sorriso e conversa do cuidador Vocalizam dois sons diferentes, arrulham: uuuuuu, aaaaaa |
| 3 | Vocalizam prolongadamente Procuram de onde vem o som Brincam com o som da fala |
| 4 | Gargalham |
| 5-6 | Começam a armazenar padrões sonoros na memória e a ligar os sons ao significado, principalmente o de seu próprio nome e nome dos familiares mais próximos |
| 7 | Escutam seletivamente palavras familiares Balbuciam: bababababa, dahdahdahdah |
| 8 | Dizem da-da, baba, lala, papa, mama: justaposição monossilábica |
| 9 | Reagem a comentários verbais Imitam sons Utilizam gestos para se comunicarem |
| 10 | Entendem “não” e “tchau” Verbalizam palavras isoladas Repetem palavras simples Compreendem a função do nome |
| 11 | Entendem pedidos simples com dicas através de gestos |
| 12 | Começam a falar as primeiras palavras: pelo menos 2 Entende muitas palavras familiares e ordens simples associadas a gestos. Ex.: “vem com o papai” Perdem a capacidade de discriminar todos os contrastes de sons que aparecem em qualquer língua |
| 13-14 | Utilizam gestos simbólicos |
| 16 | Expandem o vocabulário |
| 18 | Pedem as coisas usando uma ou duas palavras |
| 20-22 | Utilizam menos gestos Conseguem nomear objetos e pessoas Apresentam boa compreensão da linguagem Nomeiam objetos familiares apresentados Apontam partes do corpo da boneca Utilizam palavras para comunicarem seus desejos |
| 24 | Conseguem dizer frases curtas com três palavras ou mais Não balbuciam mais, querem conversar. |
| Mês | Socialização |
| Rn | Fixam o olho no rosto do cuidador Buscam estímulos sociais (atração por rostos, vozes, temperatura corporal) |
| 2-3 | Sorriem propositalmente (sorriso social) Fazem mímicas em resposta ao rosto do cuidador (Ex: abre e fecha a boca imitando o modelo) Buscam com o olho a fonte do som Comunicam-se através de balbucios, movimentos de pernas e braços, sorriso e olhar |
| 4 | Gargalham |
| 4-6 | São capazes de prever eventos cotidianos e se desapontarem se não ocorrerem Sorriem, resmungam e riem com frequência Viram a cabeça em direção a quem fala |
| 6 | Vocalizam quando falam com ela |
| 8-9 | Reagem a comentários verbais Preferem claramente pessoas conhecidas Estranham pessoas desconhecidas Respondem ao tchau com as mãos |
| 10-12 | Imitam gestos simples Entregam como resposta a um pedido Reagem a palavra não Procuram objeto que foi escondido diante dele Podem beber em um copo |
| 12-18 | Andam e exploram o ambiente, usam a figura de apego como base segura |
| 18-24 | Mostram parte do seu corpo ou vestimentas/calçados quando solicitados Imitam cada vez mais os adultos Usam muito a palavra não (delimitam regras) Comunicam seus desejos através de palavras Ajudam em tarefas simples (Ex: guardar brinquedos) Cantam Fazem birras Tomam consciência das relações entre os membros da família, vontade de participar das intimidades dos pais. (Ex: ciúmes) Brincam com jogos de imaginação (Ex: objetos viram telefone, pente, etc.) Identificam vários objetos Em torno de 21 m – início treino de ir ao banheiro |

