BlogPaisProfissionais

Saúde mental dos tentantes.

Sharing is caring!

Texto de Sarah Stephany Souza,  Psicóloga CRP /06 14906  e aluna do MaterOnline

 É de fato muito frustrante quando se deseja engravidar e não consegue, em geral ouvimos frases como “é coisa da sua cabeça, desencana que engravida” já não basta a pressão social e todos os obstáculos no caminho ainda temos que carregar essa culpa de achar que não engravidou porque não para de pensar nisso e a ansiedade está atrapalhando o processo.

Não conseguir engravidar pode fazer com que esse casal se sinta um fracasso. Os tentantes por vezes passam uma longa jornada sofrendo com os ciclos menstruais, passando por vários especialistas, fazendo inúmeros tratamentos e exames muitas vezes invasivos.

Dentro desse enorme processo pouco é falado da saúde mental desses casais e suas famílias. É preciso levar em conta o sofrimento que esse casal está passando e como isso pode afetar na sua vida conjugal, sexual, familiar e social.

É de suma importante o acompanhamento de um profissional qualificado neste momento é ele quem vai te ajudar a identificar o que está sentindo e a compreender e intender seus limites , é completamente normal ficar ansioso, triste, com raiva ou estressado, pois esta diante de um problema real que não tem um tempo estipulado para ser resolvido, não se culpe por não conseguir engravidar concentre-se no presente, pensamentos negativos só vão te deixar para baixo.

Determine um limite de até aonde tentar engravidar, essa é a única opção? Vamos optar por tratamentos? O que posso fazer caso não seja possível? Adoção é uma opção?

Um plano pré-determinado não é garantia que dará certo, porem ter em mente o que você deseja pode te ajudar a gerencias melhor seus conflitos, é fundamental que o casal tenha outros interesses, pois a gestação vira um projeto de vida.

Portanto, é de suma importância oferecer um espaço para esses tentantes onde possam falar de suas expectativas e angustias, buscando minimizar a dor e prevenir conflitos psíquicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *